INTRODUÇÃO
Segundo
Perrenoud, a avaliação formativa “é toda a avaliação que ajuda o aluno a
aprender e a se desenvolver, ou melhor, que participa da regulação das
aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo”
(PERRENOUD, 1999).
Por
esse ponto de vista, a prática avaliativa deve ser um processo que associe:
·
estratégias
variadas, tais como: TRABALHOS EM GRUPO, ESTUDOS DO MEIO, AUTOAVALIAÇÃO,
PESQUISAS, LIÇÕES DE CASA, PROJETOS CULTURAIS.
·
instrumentos
variados, tais como: PROVA ESCRITA (OBJETIVA E/OU DISSERTATIVA), SEMINÁRIOS,
RELATÓRIOS, DEBATES, EXPERIMENTOS, JORNAL FALADO, PRODUÇÕES DE TEXTO, PAUTA DE
OBSERVAÇÃO
Por
uma questão cultural, a prova escrita tornou-se o instrumento dominante de
avaliação e muito pouca inovação tem-se agregado a ela. Uma prática avaliativa
ancorada apenas em provas escritas deixa de contemplar a gama de habilidades e
recursos cognitivos que os alunos poderiam mobilizar se fossem também avaliados
por meio de outros instrumentos, como os citados acima.
Devido
à dominância da prova escrita, no presente artigo você encontrará um roteiro de
como elaborar uma prova diferente, mais contextualizada e que favoreça a
aprendizagem do seu aluno.
COMO ELABORAR UMA PROVA
Ao
se sentar na frente do seu computador e elaborar uma prova, você, professor,
deverá responder às seguintes perguntas:
1) O QUE ESPERO QUE MEU ALUNO TENHA
APRENDIDO?
Esse
é o primeiro e fundamental ponto a ser especificado com clareza. Normalmente o
professor se baseia no conteúdo dado para formular sua prova. Por exemplo:
“turma, semana que vem vou dar uma prova sobre astronomia”. Até que ponto está
claro para o aluno o que ele tem de aprender, e para o professor o que ele tem
de avaliar?Ficaria mais claro para ambas as
partes se o professor, em vez de pensar numa “prova sobre astronomia”, pensasse
numa prova em que avaliaria o que os alunos aprenderam sobre “as explicações
para os movimentos celestes dadas pelos modelos geocêntrico e heliocêntrico”.
2) QUAL O OBJETIVO DESSA PROVA?
Uma
vez estabelecido que será avaliado o que os alunos aprenderam sobre a “modelos
geocêntrico e heliocêntrico”, o próximo passo é determinar o objetivo da prova.
O que, concretamente, os alunos deverão fazer na prova que assegure ao
professor que o assunto foi aprendido? Seguindo o nosso exemplo, podemos
estipular como objetivos: comparar as teorias geocêntrica e heliocêntrica,
identificar as datas relacionadas com o movimento aparente do Sol, relacionar
os modelos astronômicos com o pensamento dominante nas diferentes épocas da
História.
3) QUAIS HABILIDADES SERÃO
REQUISITADAS DOS ALUNOS NAS QUESTÕES?
A
partir dos objetivos fica fácil descobrir quais habilidades você deverá exigir
dos seus alunos.
No
primeiro caso, comparar os modelos astronômicos, a habilidade exigida é
COMPARAR.
No segundo caso, IDENTIFICAR DADOS E
INFORMAÇÕES
No
terceiro, ESTABELECER RELAÇÕES.
4) QUAIS COMPETÊNCIAS SERÃO EXIGIDAS
NAS QUESTÕES?
No
caso das aprendizagens envolvendo astronomia, pode-se dizer que a competência
exigida é COMPREENDER OS MOVIMENTOS CELESTES E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA HUMANA E
NA NATUREZA.
5) QUE CONTEXTO SERÁ DADO NAS QUESTÕES
AOS CONTEÚDOS COBRADOS?
Apresente
no enunciado da questão um texto de apoio ou de repertório, um artigo
científico, jornal ou revista, um diagrama ou esquema que remeta o aluno à
questão, aproximando-o do tema abordado.
6) EXISTEM QUESTÕES
INTERDISCIPLINARES?
Procure
saber se o tema em questão apresenta pontos de contato com outras disciplinas.
Por exemplo, os modelos astronômicos estão fortemente ligados aos momentos históricos
da Biblioteca de Alexandria e do Renascimento Científico que são temas da
disciplina História.
7) EXISTEM QUESTÕES COM DIFERENTES
NÍVEIS DE DIFICULDADE?
É
importante dosar a mão nas questões. Quase sempre se trabalha com salas
heterogêneas e diferentes níveis de aprendizagem. Por isso uma prova escrita
deve ter um certo número de questões de nível fácil, outras de nível médio e
algumas de nível mais difícil.
8) É EXPLORADA A CAPACIDADE DE LEITURA
E ESCRITA DO ALUNO?
Se
você só utiliza testes nas suas provas não há como avaliar a capacidade do seu
aluno escrever. Se não há textos fundamentando as questões também não avalia a
leitura e interpretação. Por isso, mescle questões testes e dissertativas, e
elabore enunciados que exijam bom domínio de leitura e interpretação de texto.
9) SÃO EXPLORADAS OUTRAS FORMAS DE
INTELIGÊNCIA (PICTÓRICA, ESPACIAL, INTRAPESSOAL)?
Quando
você utiliza em vez de apenas textos escritos outras formas de textos como
tirinhas, charges, imagens de obras de artes, infográficos, poderá explorar a
dimensão pictórica da inteligência do seu aluno.
10) EXPLICITA COM CLAREZA OS CRITÉRIOS
DE CORREÇÃO?
Ao
lado das questões, coloque o valor de cada uma. Se sua prova vale uma nota até
10, por exemplo, procure evitar questões com valor 0,75 ou 1,5. Sempre fica
mais claro questões valendo notas redondas. Deixe claros os critérios que serão
utilizados na correção das questões, em especial nas questões dissertativas,
quando considerar o uso da norma culta da língua portuguesa, da clareza de idéias, adequação
ao tema explorado, etc. Faça isso quantitativamente, para que o aluno possa ter
uma idéia do seu desempenho.
Fonte: http://cefranciscocampos.blogspot.com.br/2013/08/como-elaborar-provas-contestualizadas.html